Nos últimos meses já tem sido possível notar um aumento no número de casos de dengue no estado e levando em consideração o aumento de 168% nos números de casos graves do ano 2022 para 2023 (Sesab), já precisamos ficar atentos!
A prevenção é a melhor alternativa para evitar que a doença se agrave. O uso de repelentes, a eliminação de focos de água parada e telas em janelas são algumas das medidas simples para evitar a doença. Outro reforço no combate à dengue chegou com tudo, o QDENGA – primeiro imunizante aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em 2023.
A vacina, disponível na rede SUS e privada, é tetravalente, o que significa que protege contra os quatro tipos de sorotipos do vírus da dengue, garantindo uma eficácia de 80%. Ela é aprovada para a prevenção em indivíduos de 4 a 6 anos.
Para Naya Abrantes, especialista em imunização do Linus, a QDENGA tem uma importância muito grande. “A aprovação de uma vacina segura e eficaz que não exija testes sanguíneos pré-vacinação é importante para reduzir barreiras potencialmente críticas ao acesso e à administração da vacina. Quando a gente pensa em dengue como uma doença endêmica no Brasil, a quantidade de casos sintomáticos que a gente tem, com a vacina, reduzir em até 80% e isso é bastante significativo”, explica.
Sempre atento no cuidado com a saúde, a vacina da dengue já está disponível no Laboratório Linus Pauling. “Além da proteção, aqui no Linus, você encontra um atendimento humanizado, orientação sobre o imunizante, qualidade técnica e segurança”, finaliza a especialista.
Em casos de sintomas, recomenda-se a consulta com o profissional de saúde, realização de exames e tratamento adequado.
Proteja-se! Vacine-se!