Doenças Eminentes do inverno: saiba como preveni-las

Doenças Eminentes do inverno: saiba como preveni-las

A chegada do inverno traz aquele friozinho gostoso, mas também a frequência de patologias respiratórias. Segundo a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), no último mês, houve um aumento significativo em síndromes gripais, resfriados, bronquites e pneumonias.


Febre, coriza, dores de cabeça e no corpo são alguns dos sintomas frequentes, e se você faz parte da parcela da população que sofre com essas manifestações, saiba que a prevenção é o melhor caminho.


Diante de um quadro epidemiológico, Naia Abrantes, consultora do serviço de imunização do Laboratório Linus Pauling, orienta quanto à adoção de cuidados básicos para evitar a propagação da doença e/ou amenizá-las, como: lavar as mãos várias vezes ao dia, evitar ambientes fechados, o ideal é manter o ambiente arejado, não compartilhar objetos pessoais e evitar contato com pessoas doentes.


Manter-se sempre hidratado e bem alimentado, praticar atividade física regularmente e dormir bem, são hábitos que fortalecem o sistema imunológico e ajudam a afastar o risco de gripes e resfriados. Mediante os cuidados, a vacinação continua sendo uma das formas mais eficazes para prevenir doenças respiratórias.


As vacinas permitem a imunização preventiva, porque estimulam a produção de anticorpos que combatem agentes infecciosos – como vírus e bactérias – evitando o adoecimento e complicações muitas vezes fatais, salvando vidas. Entre as vacinas essenciais para se tomar no inverno, estão:


● Influenza (Gripe) – Doença contagiosa, causada por um vírus comum que pode afetar a todos, independente da idade, podendo gerar complicações e hospitalizações, como a pneumonia.


● Pneumocócica Conjugada 13 – Previne cerca de 90% das doenças graves (pneumonia, meningite e otite) em crianças.

 

● Meningite ACWY e Meningite B. – Previne contra a bactéria meningococo tipo A, C, W e Y e contra a bactéria meningococo tipo B. Após a aplicação, o intervalo de tempo para que o organismo dê uma resposta imunológica protetora gira em torno de duas a três semanas, a depender da vacina tomada.

Para atualizar a carteira de vacinação , basta comparecer a uma das unidades do Laboratório Linus Pauling.Com esses cuidados você consegue manter uma boa imunidade, tornando o corpo capaz de lutar contra agentes infecciosos e garantir a boa saúde.